Conhecendo a Escola Municipal Moises Dantas Rêgo



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Projeto Dia dos Pais e Dia do Soldado.



E. M. M. D. R.
Serviço de Coordenação Pedagógica
Coordenadora: Sônia Borges 
Gestora: Tatiane Portela 
Vice: Viviane Lima e Elenice Rocha 
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil e Fundamental I
Período: Abril
Duração: 1 Semana


PROJETO DIAS DOS PAIS, PROJETO SOLDADO.



Justificativa:

É preciso admirar o pai, não importante as limitações que ele tenha, seus defeitos ou dificuldades em lidar com a família. O fato é que toda criança, adolescente ou jovem precisa do pai para formar sua personalidade época apropriada para formação do vinculo entre pais e filhos. Se o pai for uma figura atuante e se dispuser de fato a conhecer a vida do seu filho, sem duvida ficara, muito enriquecida. Ele não precisa estar presente o tempo todo. Basta ser vivo real e que o ama acima de tudo.
Com a aproximação do “ Dia do Soldado” aproveitamos para, através de algumas atividades, valorizar a figura deste profissional encarregado da defesa e proteger o bem estar, e a ordem social.
O soldado sempre desperta a curiosidade de todos. Assim procuraremos atender a um interesse natural, aumentando também suas experiências.

Objetivo Geral:
O projeto terá como objetivo contribuir para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores, relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes além de integrar os pais, escola e alunos.

Objetivos específicos: 

• Valorizar a figura paterna;
• Reconhecer as qualidades do pai;
• Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela;
• Desenvolver a criatividade da criança;
• Identificar o dia 25 de agosto como o dia do Soldado;
• Valorizar o soldado na sua função de defesa da Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social;
• Identificar o Duque de Caxias como Patrono do Exército;

Atividades:

• Conversar sobre o pai, seu nome, profissão, atitude que realizam com ele e suas características físicas;
• Explorar canções poemas e livros que falam da figura paterna;
• Estimular a desenharem seus pais e famílias;
• Orar especialmente para o pai nesse mês;
• Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa, seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o filho etc.
• Montagem de mural
• O que meu pai usa?
• O que meu pai gosta?
• O que meu pai faz?
• Montagem de um texto com o tema “O Pai Ideal”;
• Ornamentar a sala com painel feito pelos próprios alunos;
• Organizar o cantinho do soldado com várias gravuras;
• Entrevista com o militar para saber;
• O que é ser soldado?
• O que é preciso para ser soldado?
• O que faz um soldado?
• Como é treinado?
• Que armas usa?
• O que veste, porque se veste com farda?
• Excursões ao batalhão da Polícia Militar ou Delegacia de Polícia?
• Música (Marcha do Soldado)

Avaliação:

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto inúmeros
são os conceitos formados é objetivos atingidos. A avaliação será continua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

Culminância:

Festa dos pais, exposição dos trabalhos feitos pelos alunos durante a semana.






Um comentário: