Conhecendo a Escola Municipal Moises Dantas Rêgo



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

projeto dia do indio



E.M.M.D.R.
Coordenadora: Sônia Borges 
Gestora: tatiane Portela
Vices: Viviane Lima e Elenice Rocha.

Público Alvo: Alunos da Educação Infantil e Fundamental I
Período: Abril
Duração: 1 Semana

Projeto Dia do Índio


Justificativa:
 
           Saber o quanto à cultura indígena está presente em nosso cotidiano ajuda-nos a admirar e, acima de tudo, a respeitar sua história. Além disso convivendo com a história dos povos indígenas continuam buscando sua completa inserção na sociedade brasileira. Dessa forma, aproveitando o tema Dia do Índio, esse projeto tem como missão contextualizar a questão indígena, além de trazer colaborações para compreender as principais características culturais desses povos.

Objetivo Geral:


             Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social de crenças, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Objetivos Específicos: 


- Conhecer mais sobre a atual situação dos Índios no Brasil;
- Compreender a grande diversidade cultural existente  entre os povos indígenas;

- Aprofundar  conhecimento sobre os costumes indígenas,  alimentação ausência de vestuário, usa de enfeites e pinturas habitação, utensílios etc.

- Conhecer dados sobre a situação atual dos povos indígenas e a refletir sobre as atitudes que tem sido tomadas para melhorar a sua situação, por parte do governo e da sociedade;

- Estimular a discussão, a interpretação e a produção de textos a partir de uma realidade concreta;

- Avaliar sobre as semelhanças entre as culturas indígenas, e costumes que ainda não foram influenciados pelo homem branco;

Citar o que é e qual o objetivo da FUNAI


Temas transversais: 

Ética, Saúde, Meio Ambiente e cidadania.

Desenvolvimento

- Contar história sobre os índios.
- Montar com as crianças o “cantinho do índio”.
- Leitura de texto sobre o tema indígena.
- Pesquisa sobre os índios brasileiros.
- Confecção de cartazes.
- Exposições
- Filmes
- Músicas
- Utilizar rodinha para conversas informais: perguntar às crianças onde elas já viram um índio. Mostrar gravuras de índio em revista, no data show pedir que observem como os índios se vestem se usa sapatos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:

GEOGRAFIA:

- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
.

HISTÓRIA:

- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

LÍNGUA PORTUGUESA:

- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:

Confeccionar colar de macarrão com as crianças;

Ciências:

Trabalhar a alimentação do índio,vestuário,pesquisa sobre comidas indígenas,nomes de animais e frutas de origem indígena.

Educação Artística e Educação Física.

Pinturas, teatro, valorização do índio, beleza corporal, desenhos direitos dos índios.

Ética e Cidadania:

Valores humanos, não violência ao índio, respeito às diferenças culturais.

Formulação de Problemas:

- Questionar em classe:
 
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?

Culminância:

Exposição de trabalhos feitos pelos alunos ou apresentação de um vídeo sobre a vida dos índios. Pedir aos alunos pratos com comidas típicas, pamonhas, mandioca frita e caldo de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário