Conhecendo a Escola Municipal Moises Dantas Rêgo



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

projeto junino






Arraiá da Alegria

Os festejos juninos no ambiente escolar é um momento muito esperado pelos educandos o ano inteiro, tendo em vista este momento de comemoração este projeto vem trazer idéias para o resgate social, solidariedade, fortalecimento da auto estima, cidadania e melhoria de vida para que essa tradição se mantenha viva cada vez que a cultura contemporânea enfatiza a tecnologia, informatização e a sofisticação da vida em sociedade. Existem duas explicações para o termo festas juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de Junho . Outra versão diz que esta festa tem origem em países  católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a são João. No principio, a festa era chamada de Joanina ( Junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro). Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de “Festa Joanina”, Especialmente em homenagem a São João. Esse nome teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século lV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para Junina. Trazida pelos portugueses,  logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período  colonial ( época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que , no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já  a tradição de soltar fogos  de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península  Ibérica  teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo misturando-se  aos aspectos brasileiros ( indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do pais, tomando características particulares em cada uma delas.

Objetivos:
·   Conhecer as características das festas juninas;
·   Valorizas e respeitar o trabalho e o homem do campo;
·   Compreender a historia da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosas;
·    Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
·    Incentivar a preservação do meio ambiente;


Ações a serem desenvolvidas:

Ensino  infantil ao 1º Ano

Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, musicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

Historia: Conhecer a origem da festa Junina e o significado das danças típicas dessa festa, como a dança trança- fitas, quadrilhas e outras.

Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa  e fração. Fazer como culinária, alguma das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina.

Artes: Músicas, danças, produzir cartazes, receitas típicas e representações teatrais, ornamentações das  salas  e escola.

Geografia: Auxiliar a localizar, geograficamente, os países que deram inicio as festas juninas, como a França, e Portugal. Fazer o mesmo no mapa do Brasil, destacando as regiões e a maneira como a festa junina é comemorada em cada uma delas.

Inglês: Minidicionário com palavras que fazem parte da festa junina.  

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