Conhecendo a Escola Municipal Moises Dantas Rêgo



domingo, 13 de março de 2011

Projeto Volta as aulas 2011!

notepadflowerannie.jpgEscola Municipal Moisés Dantas Rêgo
Serviço de coordenação pedagógica 
Coordenadora: Sônia Borges
Gestora: Tatiane Portela
Público Alvo: Educação Infantil e Fundamental l
Duração: 1semana
Período: Março
Projeto Volta às Aulas
*Justificativa:

O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna na escola. Pois nos primeiros dias geram expectativas, ansiedade, medo, angústia e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
Considerando esse momento muito importante, caberá a nós educadores estimular e orientar no processo de transição do ambiente familiar ao escolar o qual estará certamente favorecendo a aproximação do educando em um ambiente afetivo e acolhedor.

*Objetivo Geral:
Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, onde a criança poderá viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente.


Objetivos Específicos:

Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
notepadflowerannie.jpgCriar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo;
Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários;
Proporcionar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
Incentivar o gosto pela música;
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Conhecer as dependências da escola;

Conteúdos Conceituais:
Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
Conhecer o espaço físico  e a rotina da escola;
Construção da própria imagem e da identidade;
Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;

Conteúdos Procedimentais:
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
Hábitos de autonomia com seus pertences;

Conteúdos Atitudinais:
Enfrentar e superar as dificuldades no processo de adaptação;
notepadflowerannie.jpgAceitar a separação da família como um processo natural e necessário;
Participação na vida da escola;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Língua Portuguesa
Linguagem Oral:
Conversas, relatos de vivência e narração;
Nomear a professora e funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
Pseudoleitura das regras de convivência
Matemática
Orientação espacial;
Percurso de trajetos, localização, contagem oral;
Jogos matemáticos;
Visual
Pintura livre;
Modelagem, recorte e colagem;
Fantoches, vídeos, slides e movimento;
Roda contada, ginástica e dança;
Esquema corporal;
Música
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

*Culminância:
Promover um lanche coletivo entre a turma, proporcionando momento de lazer e apresentação de fantoches.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”
(Cora Coralina, poetisa brasileira)


Ótimo retorno, estamos felizes por tê-lo (a) conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário