Conhecendo a Escola Municipal Moises Dantas Rêgo



terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto Circo 15 de março


Escola Municipal Moisés Dantas Rêgo
Serviço de Coordenação Pedagógica
Coordenadora: Sônia Borges
Gestora: Tatiane Portela
Público Alvo: Educação infantil e Fundamental  l


Projeto Circo

*Justificativa

Comemoramos no dia 15 de março o dia do circo, este dia é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo sob uma lona colorida, tem muito teatro dança cenografia e figurino apropriado que encantam a platéia, em espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos.

*Problemática

Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense, pouco a pouco os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames. A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco.Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dentro de nós mesmos.




*Objetivo Geral
Desenvolver nas crianças através de atividades lúdicas,o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.








*Objetivo Específico

Analisar o papel do circo dentro da sociedade;
Identificar os personagens do circo;
Ler e interpretar diferentes textos relacionados ao tema circo;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Valorizar a cultura circense;
Despertar o gosto pela arte e pela música;
Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
Desenvolver a expressão corporal;



*Metodologia

Assistir o DVD do filme “Dumbo”
Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo
Relatar nomes de animais e profissionais existentes no circo.
Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço.
História em sequência.
Quebra-cabeça do palhaço.
Pintura.
Alfabeto ilustrado letra “C”.
Assistir DVD do Patatí e Patatá.



*Atividades

Montar um mural sobre os personagens de um circo;
Relatar sobre o que já viram no circo ou através da televisão;
Confecção de máscaras, fantoches (palhaço, leão, macaco, mágico etc);
Identificação e escrita das letras C e P;
Identificar as letras que formam a palavra CIRCO e também a quantidade;
Pesquisar sobre os preços dos produtos vendidos no circo (pipocas, refrigerantes e balas ;
Brincadeiras infantis;
Pintar o rosto das crianças, colocarem nariz e peruca de palhaço;



*Avaliação

Avaliação será continua através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora dando ênfase ao desenvolvimento das habilidades: cognitiva emocional e social.

*Culminância

Fazer um lanche típico de sessão circense.
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário