Conhecendo a Escola Municipal Moises Dantas Rêgo



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto páscoa


Escola Municipal Moisés Dantas Rêgo
Serviço de Coordenação Pedagógica
Coordenadora Pedagógica: Sônia Borges
Gestora: Tatiane Portela
Público Alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Duração: 1 semana

 
Projeto Páscoa



 

*Justificativa

           Páscoa Para muitos essa tradicional celebração se resume a coelho e chocolates, muitos chocolates. Mas, qual o verdadeiro significado da páscoa? Assim como o Natal essa importante data cristã tem perdido seu significado ao longo do tempo.
          A páscoa é muito mais que ovos de chocolates e decorados e saborosos, ela significa paixão, perdão, morte e principalmente ressurreição. Sua origem remota os tempos do velho testamento, por ocasião de êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então, muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi fatal: a matança dos primogênitos- o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e erva amargas, preparando o povo a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia- noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então, Faraó permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios morressem.
           Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da páscoa, palavra hebraica que significa “passagem” “passar por cima”. Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão, mas também a libertação da escravidão do pescado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o cordeiro que tira o pescado do mundo.
          Jesus introduz naturalmente a ceia ( episódio ocorrido pouco antes de sua prisão e morte) como substituta da festa pascoal do Antigo Testamento. E o pão que era comido com o cordeiro na páscoa foi consagrado para um novo uso pelo Senhor. I Coríntios 11: 24 a 26 relatam o seguinte: Jesus tomou o pão, “e tendo dado graça o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós: fazei isto em memória de mim. A nova aliança no meu sangue faça isto todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anuncia a morte do Senhor, até que ela venha.”
         E Jesus foi morto para que o pecado do mundo fosse perdoado. Ressuscitou e provou que só Ele é o caminho, a verdade e a vida.
       Sendo assim, precisamos resgatar o Verdadeiro significado Pascal aprendendo que Cristo é a nossa páscoa e que não faz sentido trabalharmos com os nossos alunos apenas a questão dos ovos e coelhinhos, tampouco o sacrifício de animais, mas, retomarmos o sacramento ordenado por nosso Senhor Jesus como condição para construção de um mundo mais digno, com amor e principalmente com Fé em Deus.

*Objetivo Geral

      Contribuir para o conhecimento bíblico por meio da fé cristã, o verdadeiro significado da Páscoa diferenciando o sentido espiritual do comercial.

*Objetivos Específicos 

Conhecer e refletir sobre o verdadeiro significado da páscoa.
Vivenciar a santa ceia.
Dramatizar a morte e ressurreição de Cristo.
Ler e manusear a Bíblia (Êxodo capítulo 12)
Desenvolver a criatividade oralidade e habilidades artísticas.
Desenvolver o hábito da leitura e melhorar a escrita.

Interdisciplinaridade e transversalidade



 





*Metodologia.


Contar a história da morte e ressurreição utilizando fantoches.
Produção de cartazes e painéis sobre o verdadeiro significado da Páscoa.
Pinturas, colagens e músicas.
Confecção de álbum com os símbolos da Páscoa.
Leitura de textos que trabalhem o mito do coelho e do ovo de chocolate.
Escolher um dia para trabalhar a questão do ovo de chocolate o coelho (afinal todos nós amamos chocolate), porém não como personagem principal da Páscoa

*Avaliação

Será através da participação colaboração envolvimento e engajamento nas atividades propostas.

*Culminância.

Finalizar as atividades com a Festa da Páscoa com poesias, músicas e dramatizações.
Exposição dos trabalhos realizados durante a semana.



Um comentário: